segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EXEMPLO A SEGUIR?



Atos 2:44 – “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.”

Sabemos que a palavra de Deus é cheia de exemplos que temos que seguir. E analisando Atos 2: 42 a 47, percebemos como viviam os cristãos naquela época. São exemplos que nos enche de orgulho em fazer parte desta mesma família que é a família cristã.

Aqueles cristão viviam de uma maneira que jamais iremos presenciar ao que denominamos de comunhão. E no versículo 42 nos diz: “E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” A comunhão existente ali, era verdadeira, diferente da que presenciamos hoje nas igrejas e até mesmo em nossos corações, até mesmo em nossas vidas temos mais comunhão com os de fora, do que com os da família cristã. Mês esses irmãos também tinham algo especial entre eles, a união. Versículo 44 “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.” Veja só, tinham tudo em comum, tal frase nos faz pensar em que áreas eles eram comuns? A própria palavra de Deus responde: em tudo, seja espiritual (VV. 43 – e cada alma havia temor), seja financeira (VV. 45 – vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade). Atualmente, parece que é cada um por si, cada um com suas propriedades, com seus bens; mas uma pergunta pode vir a nossa mente: alguém tem alguma necessidade?. A palavra nos diz que eles eram unidos em tudo, igual em tudo. Mas nesta mesma passagem, existia ali algo que todo pastor, diácono, membro preza, que é a edificação em Cristo. VV. 47 “...Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”, mas porque o que o Senhor acrescentava? A igreja ia se Edificando no Senhor por que existia ali, comunhão, união e pureza de coração. Eles eram felizes porque existia neles temor e estavam juntos em um só propósito, e perseveravam unânimes.

Em nossas vidas isso pode também acontecer, basta que estejamos atentos as necessidades, unidos e sempre em comunhão, pois, isso não se restringe somente dentro do templo, mas também fora dele. Por que assim, muitos se converterão ao Senhor.

6 comentários:

fania disse...

Viver em comunidade não é fácil, agora imagine ter tudo em comum. Talvez quem não conheça a palavra de Deus não acredite que isso seja possível. Sabe irmão não é nada fácil. Mas podemos ser mais atentos às necessidades dos nossos irmãos e não podemos em hipótese alguma fazer como está escrito em Tiago: E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Temos que fazer a nossa parte, nós temos responsabilidades .

Janderson Martins disse...

Nós temos um exemplo a seguir que é Jesus Cristo,temos outros na palavra de Deus,mas quando olhamos para Jesus e vemos que tudo que Ele passou e sem reclamar,isto é um grande exemplo,para cada um de nós.Jesus sabia que Deus estava sempre ao seu lado por isso Ele não reclamou.E muitas vezes qualquer coisa que nos acontece já estamos reclamando.Que cada um de nós possamos sempre lembrar de tudo que Jesus passou e ter Ele como Exemplo para nossa vida.

Marta disse...

As pessoas estão envolvidas demais em seus próprios problemas que se esquecem de servir, não querem compartilhar, tão pouco ajudar a aliviar o sofrimento de quem sofre. Até mesmo entre os cristãos é possivel encontrar egoísmo e insensibilidade, presos em suas próprias tradições igoram muitas vezes a caridade,a comunhão e o partir do pão, por pensar de forma errônea que adorar a DEUS é apenas cultuá-lo de forma racional e/ou emocional, sem se dá conta que os lugares sagrados (Igreja) não podem esconder as falhas existentes no coração do homem.

Ederildo disse...

Como vemos no Salmo 133:1 “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” e no verso três ele continua, "É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. Em Atos vemos se cumprir o que falou o salmista, pois se havia união Deus operava, tai a resposta para algumas perguntas, como por exemplo, porque não há novas conversões; é claro que a conversão é fruto do Espírito Santo mas o testemunho Cristão é fundamental, como membros do corpo busquemos do Senhor essa união pura e verdadeira, que agrada ao Senhor e a todos quantos vêem. Perguntemos a nós mesmos o que devo fazer para viver a união que agrada a Deus.

Janisvaldo disse...

Viver como cristão é um privilégio, e temos de aprender dia-a-dia como realizar essa fascinante graça concedida pelo Senhor, quando nos resgatou do império das trevas; e amar nossos irmãos é nossa prova de amor para com Deus, fazendo assim agradamos nosso Salvador!

Adenisia disse...

O Reino de Deus significa que Deus reina. Na pessoa, na palavra, nas obras, na vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo inaugura-se e estabelece-se o reino de Deus. O valor do Reino é absoluto e definitivo. Vale a pena deixar tudo por causa do Reino. Um exemplo a seguir e a conversão ao Reino é a disponibilidade total. Diante do Reino (Cristo) é necessário estar disposto a tudo, até mesmo sacrificar a própria vida. Crer em Cristo é amá-lo sobre todas as coisas, preferi-lo a todos e a tudo: - aos pais;- aos irmãos;- à mulher;- aos bens materiais;- e inclusive, à própria vida. Siga este exemplo e terá a vida eterna em Cristo.