domingo, 31 de janeiro de 2016

APESAR DE TUDO...

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

Jó 1.1

A história de Jó é um alento para todo aquele sofre ou padece. É um exemplo de fidelidade, paciência e confiança. Mas o que mais me chama a atenção nesse homem é a capacidade de assimilar a desgraça.

Jó era um homem que vivia muito bem. Rico, tinha uma família maravilhosa e amigos verdadeiros. Essa é a vida que a maioria das pessoas anseia. No entanto, o que marca profundamente a vida de Jó é ser um homem de Deus, cuja preocupação maior era servir e adorar ao Criador.

A história de Jó muda rapidamente, e tudo o que ele tinha evaporou-se como se nunca tivesse existido. Sua vida não tem mais riquezas, filhos, está doente, é desprezado e foi abandonado. Definitivamente essa é uma vida que ninguém sonha. O Diabo lhe roubou quase tudo, menos a condição de ainda adorar a Deus.

Eu vejo muitas pessoas que condicionam sua adoração a Deus ao fato de serem abençoadas. Que triste! Deus não está nos bens, nos filhos, nas bênçãos. Ele as usa para nos ensinar sua bondade. Mas não esqueçamos que o Diabo pode roubá-las. Por isso, se quiseres viver em segurança deixa Deus entrar no teu coração e só assim saberá assimilar o mal que te sobrevier e ainda manterá a esperança acessa.

Léa Mendonça - Covardia.

sábado, 30 de janeiro de 2016

O BARÃO ADORA SALMÃO

Um pescador certa vez pescou um salmão. Quando viu seu extraordinário tamanho, exclamou: "Que peixe maravilhoso! Vou levá-lo ao Barão! Ele adora salmão fresco."

O pobre peixe consolou-se, pensando: "Ainda posso ter alguma esperança."

O pescador levou o peixe à propriedade do nobre, e o guarda na entrada perguntou: "O que tem aí?"

"Um salmão", respondeu o pescador, orgulhoso.

"Ótimo", disse o guarda. "O Barão adora salmão fresco."

O peixe deduziu que havia motivos para ter esperança. O pescador entrou no palácio, e embora o peixe mal pudesse respirar, ainda estava otimista. Afinal, o Barão adora salmão, pensou ele.

O peixe foi levado à cozinha, e todos os cozinheiros comentaram o quanto o Barão gostava de salmão. O peixe foi colocado sobre a mesa e quando o Barão entrou, ordenou: "Cortem fora a cauda, a cabeça, e abram o salmão."

Com seu último sopro de vida, o peixe gritou em desespero: "Por que você mente? Se realmente me ama, cuide de mim, deixe-me viver. Você não gosta de salmão, gosta de si mesmo!"

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ESCOLHA APENAS UM

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro" 

Mateus 6:24

Um parente de meu marido contou-me que seus antepassados abandonaram a Inglaterra para roubar ovelhas. Eles foram para a Holanda mas tiveram que sair também de lá para poderem praticar sua religião. Eles vieram para a América onde podiam roubar ovelhas e praticar sua religião ao mesmo tempo! (Sarah Watson)

Quero aproveitar apenas o assunto de nossa ilustração para a nossa reflexão de hoje. Até que ponto podemos estar divididos entre Deus e outros interesses? Como poderemos deixar Deus de lado para enveredar em outros caminhos que nada têm a ver com Ele? Podemos ser cristãos em um determinado período e não cristãos em outro? É possível servir ao Senhor e ao mundo simultaneamente?

Muitas vezes pensamos que sim! Temos uma vida no caminho do Senhor e, ao dobrar uma esquina, assumimos outra personalidade. E esquecemo-nos de que Deus é Onipresente e vê tudo o que fazemos, seja em Seu caminho seja em outras veredas ocultas.

Em um dia da semana vestimo-nos de vestes santas e em outros as trocamos por outras, menos brancas, menos limpas, menos imaculadas. Achamos que, assim, enganamos a Deus. É verdade que conseguimos enganar... não a Deus, mas a nós mesmos!

Não devemos amar por um momento e odiar no outro. Não podemos ter uma fé inabalável em um dia e murmurar, incrédulos, em outro. Não devemos caminhar, em um instante, para o Céu e, no outro, para lugares obscuros, longe do Senhor.

Quando nos deixamos enganar por nossas incertezas, caminhamos e não vamos a lugar algum; esforçamo-nos e só adquirimos cansaço; erguemos as mãos para tocar as bênçãos e elas não estão lá.

Não ande vacilante em dois caminhos... escolha apenas um. Escolha Jesus!

Paulo Barbosa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MENTIRAS

Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora.
 
Salmo 120.2

Alguém já disse que todo julgamento é um palco de mentiras: mente o réu, mentem as testemunhas, mentem os advogados. Todos buscam a mentira perfeita que os faça vencer o caso. Ninguém fala toda a verdade, todos tem algo a esconder: são fatos que garantam algum benefício a si próprio.

Na realidade, não é diferente na vida, todo o ser humano, aqui ou acolá, encontra uma desculpa fácil para mentir. E mente-se por qualquer coisa ou até sem motivo algum. E por quê? 

Diferente de nós, Deus nunca viu nada de positivo na mentira. Muito pelo contrário, ele a reprova e a abomina. Seu desejo é um mundo sem mentiras. E quanto a nós? O que desejamos? 

Deus espera que nossa oração seja sempre essa: “Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora”.

É bom lembrar que antes de pensarmos no outro, venhamos a pensar em livrar-nos de nossa própria língua mentirosa.

Fandermiler Freitas

DINHEIRO


sábado, 23 de janeiro de 2016

NÓS TEMOS VALOR

"Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo" 

Salmos 9:2

Um palestrante levantou uma folha em branco de papel e perguntou à sua plateia: O que você vê aqui?" A resposta foi: "Um pedaço de papel." Então ele colocou um minúsculo ponto no meio do papel e tornou a perguntar: "O que você vê agora?" "Um ponto," foi a resposta unânime do público. "Esta folha em branco é uma pessoa," falou o palestrante. "O ponto pequeno que você vê é seu maior defeito. O branco que circunda o ponto representa todas as qualidades desta pessoa e que, muito facilmente, falhamos em ver. Frequentemente achamos a falha bem maior do que ela realmente é e permitimos que ela obscureça os pontos positivos que a pessoa tem."

Por que temos a tendência de prestar mais atenção nas falhas dos outros do que em suas virtudes? E por que continuamos a errar criticando tal pessoa em vez de amá-la apesar de sua falha, concordando que os pontos positivos são bem maiores?

Agimos da mesma forma em relação a nós mesmos. Choramos e murmuramos por um pequeno detalhe em nossas vidas, sentindo-nos infelizes e frustrados, sem levar em conta as muitas qualidades existentes em nós, identificadas por todos que conosco convivem.

Quando temos o coração colocado na presença de Deus e cremos que Ele é o Senhor de nossas vidas, apenas temos tempo para glorificá-lo e mostrar a nossa gratidão por tudo o que somos e pelo que representamos para Ele. Sabemos que temos valor e que somos amados do Pai. Isso nos faz felizes mesmo que nos falte alguma qualidade que gostaríamos de ter.

Cristo nos ensina a a amar a nós mesmos e ao nosso próximo, mesmo diante dos defeitos que possamos apresentar. Não olhamos para o lado negativo e sim para tudo de bom que há em nós, deixando os pontos negativos de lado.

Você sente falta de algo para lhe fazer feliz? Olhe para tudo o que você é e tem e verá que é suficiente para sua felicidade.
 
Paulo Roberto Barbosa

ELEVAR A TUA ALMA


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROVAS VISÍVEIS

Um evangelista contou que ele tinha estado a pregar o Evangelho no bairro mais perigoso de uma grande cidade. Entre os seus ouvintes achava-se um bem conhecido ateu que o desafiou pura um debate em público. O desafio foi aceito pelo evangelista sob uma condição. Pediu ao ateu que, no dia do debate, levasse um bêbado, que tivesse deixado o vício pela influência do ateísmo; uma decaída que tivesse mudado de vida pela leitura de livros ateus; um jogador que tivesse abandonado o jogo por ter abraçado o ateísmo.

Em seguida o evangelista disse: "Prometo marchar à frente de um pequeno exército de ex-bêbados, ex-meretrizes e ex-jogadores que abandonaram seus vícios por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e foram salvos pelo poder de Deus." O ateu calou-se. Que podia ele dizer diante das "Provas Visíveis?" - 

A Voz Missionária

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FOGÃO DE LENHA

E porei dentro de vós o meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
Ezequiel 36:27

Um fogão de lenha não tem vida própria. Ele precisa de lenha. Sem lenha, perde-se na inutilidade. Sem a lenha, ele não queima, não esquenta, não arde, torna-se fútil e desnecessário.

A Bíblia fala que nós também somos tal qual um fogão de lenha... Precisamos de algo mais do que o que somos e temos para arder, precisamos do Espírito de Deus. Sem Ele, somos vaso inúteis ao Reino dos céus.

Os discípulos no caminho de Emaús tiveram a experiência de encontrar Jesus quando a vida lhe apresentava dor, tristeza e desilusão, e, andaram com ele por uma estrada a conversar sobre o Reino de Deus e o plano da Salvação. Sabe qual foi o resultado disso?

E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? (Lucas 24:32)

Deus quer mudar nossas vidas e levar-nos a um lugar de entendimento e compreensão além do que nós imaginamos.

Fandermiler Freitas 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

GRATIDÃO

Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos"
 
Lucas 14.13,14
 
Você já foi agraciado por alguém que nem conhecia? Por alguém que você nunca viu? Eu já! Isso é algo que você nunca esquece... Todas as vezes que você se lembra daquela pessoa o seu coração se enche de uma enorme gratidão.

Eu, por exemplo, fui ajudado muito por uma pessoa. Há alguns anos quando sofri um acidente de carro com minha esposa, uma mulher parou o carro no acostamento e me ofereceu uma carona, eu entrei no banco de trás do carro e seguimos pela estrada... Pouco depois, uma ambulância chegou e nos levou para o hospital. Foi a última vez que eu vi aquela mulher.

Quando me lembro daquela cena, tento me esforçar para ver o rosto de minha auxiliadora... Mas não consigo! Eu nunca vou ter a chance de lhe dizer "muito obrigado!" Mesmo que eu a encontre por acaso por aí, eu nunca a reconheceria...

Mas sempre que posso, levo meus pensamentos ao Pai e peço toda sorte de bênçãos para sua vida e família. É a única coisa que posso fazer!

Quando Jesus falou que existe ações nossas que nenhum pode recompensar ou retribuir, ele estava falando de ações como estas que narrei. Por isso a Bíblia nos adverte: Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. Gálatas 6.10

 Fandermiler Freitas

domingo, 17 de janeiro de 2016

VOCÊ ESTÁ PREPARADO?

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.

Amós 4:12

Desde criança a gente é ensinado a se preparar para o futuro. Os pais preparam-se para o recebimento dos filhos. Constroem ou reformam quartos, compram coisas e roupas. Alguns genitores fazem economia para o futuro escolar e profissionais de seus herdeiros, outros preparam-se para a aposentadoria e alguns organizam as coisas para a morte - fazem testamentos, erguem sepulturas e deixam desejos de como se proceder após sua partida. No entanto, poucos são os que decidem se preparar para a eternidade.

O grande problema do coração humano é se iludi demais com a paisagem, se envolver exageradamente com os sentimentos e se esquecer de onde o caminho conduz. conta-se a história de um mensageiro que partiu para uma terra estranha com uma missão: entregar uma carta que dava o perdão a um homem e o autorizava a voltar para casa. Mas ele foi atacado por bandidos e ficou seriamente ferido, sendo preciso ser internado por várias semanas. Nesse período, se apaixonou por uma enfermeira e se casou, esquecendo de sua missão. Anos depois, um conhecido o encontrou e só aí lembrou-se da carta. Dias depois, partiu a procurar o homem, mas não o encontrou. Ele havia morrido há alguns meses de extrema tristeza. Aquele mensageiro havia se envolvido demais com esta vida a ponto de se esquecer de sua missão.

Amós nos adverte a não procedermos assim. Que os encantos desta terra não nos faça esquecer de que iremos nos encontrar com Deus, que há a necessidade de aproveitarmos o que esta vida nos oferecer sem perdermos a outra.

Fandermiler Freitas

FAZER

sábado, 16 de janeiro de 2016

E QUANTO A ESSA LEI, VOCÊ TEM CUMPRIDO?

O povo de Deus vai sendo transformado, de glória em glória, de vitória em vitória!

Você tem cumprido a lei em "não revidar" afrontas?
Isso é BOM.

Mas o Espírito de Deus te diz: "Quero mais que isso". Pois você cumpre a lei quando "Não pratica o revide", mas segundo a lei do Espírito você tem de vencer o DESEJO do revide.

Vença tal desejo, não habite em seu coração, mesmo em face da mais revoltante afronta.

Mantenha seu coração incontaminado dessas coisas normais no coração do mundo.

Jesus te diz: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo".

Vença o mundo

Vença a planta chamada "desejo mau" que o mundo quer plantar no seu coração para que você use em ocasião oportuna e seja destruído.

Se você não deixar essa semente ser plantada no seu coração, então, quando vier a afronta, tal semente do mau desejo não estará na sua terra e portanto, estará livre.

Pois só podemos MANIFESTAR aquilo que está plantado e existe no nosso coração.

Suas palavras tem poder; diga: "Eu destruo em Nome de Jesus a semente do mau desejo em meu coração, de sorte que, em quaisquer ocasiões de afronta, não terei tal planta ou fruto para manifestar.

Deus Seja Louvado


Heloisa M. Monteiro

FOGE

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O CAFÉ E O PETRÓLEO...

Conta-se que um certo homem, que após ter tido uma intuição, resolveu que iria produzir petróleo em suas nobres terras...

Em pouco tempo, sua pequena propriedade que era excelente produtora de café, se tornou irreconhecível, pois já não tinha mais um pé de planta sequer e ficou toda esburacada, parecendo até um queijo suíço... Mesmo diante de todo o fracasso das suas investidas, ele insistiu... e por fim, quando praticamente já não havia mais esperança e sendo aquela a sua última tentativa, eis que jorra pela tubulação da draga um jato do tão cobiçado óleo escuro, vindo lá das profundezas do lençol subterrâneo...

Ali ele edificou uma moderna plataforma e passou a produzir o seu tão sonhado ouro negro.

Passado alguns anos, um vizinho seu, intrigado por ver aquele homem bombeando rotineiramente o seu poço, e no entanto, nunca tê-lo visto vendendo o seu produto, veio até ele, e perguntou-lhe:

– Vejo seu poço jorrando óleo o dia inteiro, e notei que em todo esse tempo já foi muito petróleo extraído para a superfície, contudo, até hoje, nunca vi você vender um barril sequer... podes me explicar o porque disso?

– Muito simples (respondeu o outro), é que todo o óleo que extraio aqui se destina exclusivamente para manter essa plataforma em funcionamento.

Pois é, essa história é um tanto quanto sem cabimento, mas é justamente assim que muitas igrejas também tem agido: dissipam todo o seu potencial em seus trabalhos internos; insistem em projetos sem retorno; em mesmices; valorizam regras; priorizam doutrinas humanas e se fecham em um grupo único onde não há espaço pra mais ninguém... e talvez por isso, não têm tido tempo, nem estímulo e nem energia para sair fora do seu pequeno campo e ir fazer a obra de evangelização e missões na seara do mundo, que é enorme...

Infelizmente, muitas igrejas deixaram de produzir o “café” (que é símbolo do companheirismo, da amizade, da irmandade) e passaram a buscar a ostentação e a prosperidade, e por isso, tem furado buracos profundos de decepções e perdas...

A função pela qual foram criadas, não exercem; mas para aquilo que não foram, insistem, insistem... e com isto, só estão atraindo os de fora justamente naquilo em que se tornaram tão notórias, que é a falta de senso cristão, e o excesso do ridículo!

“A verdadeira Igreja tem que se assemelhar a um hospital para os doentes, e não a um clube de luxo onde marcam presença os hipócritas”

Cícero Volney

NUNCA ESQUEÇA


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

CUIDADO COM O LADRÃO...

Certa vez, nós fomos fazer um passeio até um rancho com o objetivo de pescar. Na verdade, os homens iriam pescar, enquanto que as mulheres ficariam aproveitando a linda paisagem do rio. E lá foram os pescadores, no barco com as redes e tudo mais. Eles foram longe, iriam voltar a noite, havia o perigo das águas profundas, meu pai não foi com eles.

Arrumou uma varinha e começou a pescar na margem do rio, próximo ao rancho, realmente havia muitos peixes, e a pescaria estava indo bem. Cada atirada com a isca vinha um peixinho. Meu pai, então, guardava em uma vasilha ao lado. Uma bela fritada, enquanto esperávamos os pescadores. Qual foi a surpresa de meu pai, quanto resolveu olhar quantos peixinhos havia.

Um pato ficava esperando colocar o peixinho na vasilha e, roubava e engolia. E meu pai nem havia percebido. Foi só risadas. Somente ao anoitecer é que realmente fomos comer peixes, quando os homens regressaram com as redes cheias. Hoje, podemos perceber que há ladrões rodeando, tentando apanhar os peixes. Cuidado, é preciso ter esperteza, vigiar e orar.

Não dar brecha para que o ladrão da alma venha e destrua a vida. Jesus disse para Pedro, que ele seria pescador de homens. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. Lucas 5:10b

Há muitos peixes vivendo no lamaçal do pecado, distante da graça que só Jesus dá. O inimigo tenta de todas as maneiras. Ele quer roubar, matar a vida daquele que já está firmado com o Senhor. Assim, como o pato que ficava rodeado para apanhar os peixinhos. Como pescadores de homens, devemos ter o cuidado especial com cada peixinho. Mostrar o verdadeiro caminho do amor com dedicação, ajudando, ensinando, curando as feridas e protegendo do ladrão.

Que todos nós possamos ficar firmes com o Senhor, nadando no rio da vida, na paz e na salvação. Sem olhar para os lados, sem dar ouvidos a voz do ladrão. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10.

Valéria Belotti

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

APRENDENDO COM OS PROBLEMAS

Refleti em meus caminhos e voltei os meus passos para os teus testemunhos. 

Salmos 119:59

Existe muito para aprender e muito para se ganhar com os seus problemas. A chave para retirar o que existe de melhor dos seus problemas é aceitá-los – não necessariamente se resignar a eles. Aceite os problemas e então faça o que deve ser feito a fim de superá-los. É aqui que o aprendizado começa a tomar lugar.

Seja honesto a respeito de quem você realmente é e, a seguir, posicione-se na direção que você deseja seguir. Quando você está comprometido e determinado a seguir em frente, você não terá medo de olhar realisticamente para qualquer problema que estiver à sua frente.

Ao fazer isso, você poderá então ver os seus problemas não como algo que o derrote, mas como preciosas oportunidades – porque é isso que eles realmente são. 

Até que você esteja em paz com quem você é, você nunca ficará satisfeito com o que você tem. Doris Mortman

Nélio DaSilva
http://www.encorajamento.com/index.php

ALGEMAS DE OURO


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SEM ESCRAVIZAR A ALMA


VOLTE, MEU FILHO!

"Mas o pai disse aos servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés. E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; Tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se" 
Lc 15.22-24
  
Um rapaz, mal atingira a idade suficiente, fugiu de casa, deixando seus pais em sobressalto. Andou por muitos lugares, perambulou como mendigo e arrependeu-se do mau passo. Achava agora que teria sido melhor ter seguido o conselho dos pais. Era enorme o seu sofrimento: fome, fadiga, armadilhas do mundo cruel. Voltar para casa, sim: era esse o seu desejo,mas como seria recebido?
Certo dia aproximou-se de uma igreja que estava em horário de culto. A congregação cantava um lindo hino do qual ele se lembrava muito bem. Relutou, aproximou-se da porta e o porteiro mostrou-lhe um lugar. Qual não foi, porém, a sua surpresa, ao ver ao lado do púlpito, um retrato seu, tamanho grande, com os dizeres: "Onde quer que estejas, e da forma que estiveres, volta, meu filho, porque teu pai, tua mãe e teus irmãos te aguardam com uma festa".
Tomou logo a decisão. Voltou para casa onde realmente a festa aconteceu. Mas estava intrigado. Perguntou ao pai como coincidira ter entrado naquela igreja onde estava o seu retrato. O pai explicou: Tinha mandado colocar o retrato em todas as igrejas daquela cidade.
A criança se rebela contra o pai que o aconselha desde pequeno: "Não faça isso!"

domingo, 10 de janeiro de 2016

DORMINDO NA CANOA

Há alguns anos, perto das Cataratas do Niágara, havia um jovem que trabalhava como guia de turistas. Um dia, não tendo o que fazer, amarrou sua canoa num lugar bem acima das cataratas e deitou-se dentro dela para descansar. Embalado no seio das águas sempre agitadas, adormeceu. 

Julgava ter amarrado o barco com segurança, mas, com o constante balançar, a corda desprende-se, e finalmente, a canoa começou a ser levada pela correnteza, com seu tripulante inconsciente do que se passava. 

As pessoas que se encontravam na margem, percebendo o grave perigo em que o jovem se encontrava, gritavam em alta voz, na esperança de o acordar para que se salvasse, enquando a correnteza não fosse forte demais. Porém, foi em vão que se esforçaram. Em dado momento o barco encalhou num rochedo que sobressaía no meio do rio. Ao notarem isso, os observadores redobraram seus esforços para despertar o adormecido, gritando freneticamente: - Agarre no rochedo!! Salte para a rocha!! Porém, o pobre rapaz continuou dormindo, inconsciente do perigo iminente que o ameaçava. Não demorou para que a força da correnteza afastasse o barco do rochedo e o levasse a grande velocidade para as cataratas. 

O infeliz só foi acordado pelo estrondo ensurdecedor das grandes massas de água, pelas quais foi arrastado para a morte. Que horror! Dormindo na canoa! Tranquila e inconscientemente deslizando para as garras da morte! Só de pensar nisto já nos faz estremecer. 

Contudo, isto serve para descrever muito nitidamente a indiferença das pessoas em nossos dias, muitas das quais completamente despreocupadas quanto ao seu rumo fatal; profundamente adormecidas nos seus pecados, e talvez, embaladas na maré dos prazeres terrestes efêmeros ou encantadas por infundada confiança numa vida aparentemente sem defeito, ou numa religião professa. TODOS ESTÃO DORMINDO NA CANOA!

AQUELE QUE JULGA


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A SABEDORIA

Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará; 

Provérbio 2.9-10

Hoje, ganhamos mais um dia de presente do criador e por isso, precisamos viver a alegria de poder sonhar, caminhar, trabalhar, respirar (viver). É preciso que saibamos aproveitar a vida no seu extremo, sem cometer grandes deslizes. Isso afetaria o futuro - problemas - Mas sem se arriscar um pouco como saber o gosto da brisa em alto mar? Ou como reconhecer o amor, a alegria da verdade e o sabor do mel comido ainda na colmeia?

A sabedoria é que faz a gente se arriscar sem se machucar. Ir até ao limite do bom-senso sem trazer a tragédia para o nosso mundo. Sem muitas palavras, ser sábio é ouvir Deus falar através de tudo o que nos rodeia.

Lembro-me uma vez que minha mãe disse: "Vou sair, não é para ir jogar bola na rua." Imagina que um menino comportado como eu ia ficar só lá na janela olhando. Será? Caro que não, mamãe virou a esquina e menino já estava correndo atrás da bola na rua. Resumindo a história: cai e ralei a barriga. É, nem precisa dizer que NÃO FUI SÁBIO.

Quando mamãe chegou em casa, eu estava deitado na rede. Anjinho em pessoa, tentando disfarçar a raladura. Claro que não consegui. Como alguém esconde da mãe um ferimento? Impossível. Triste minha história. Não achas? Ainda bem que o final não foi - mamãe me deu carinho e passou remédio no ferimento.

Todos os dias precisamos da sabedoria para que as dificuldades sejam superadas mais facilmente, os relacionamentos duradouros, a vida mais alegre e o futuro menos incerto. Que Deus no dê a sabedoria dos céus.

Fandermiler Freitas

domingo, 3 de janeiro de 2016

O VELHO FOGÃO

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.

I João 1.9

Quando eu era uma jovem esposa, meu marido trouxe um fogão novo para casa. Alguns dias depois, o homem que comprou o nosso fogão velho me deu uma humilde lição sobre limpeza.

Ele inspecionou cada parte, olhando dentro do fogão e abrindo cada boca. Depois ergueu a tampa do fogão. Para meu assombro, uma grossa camada de gordura e migalhas revestia toda a superfície.

Mas tarde ocorreu-me um pensamento: Não era apenas meu velho fogão que estava limpo por fora, mas imundo por dentro. Às vezes, minha alma ficava na mesma condição. Posso parecer ter autocontrole e ser amável em público, mas quando me zangava em casa, minha voz elevava-se com raiva, atirando palavras injuriosas contra minha família. Quando vezes julguei o comportamento dos outros. Outras vezes, abriguei pensamentos hostis e agarrei-me ao rancor.

No entanto, da mesma forma como um fogão pode ser limpo, uma alma pecaminosa também pode. A Palavra de Deus afirma que quando confessamos nossos pecados, Deus pode fielmente perdoá-los e assim, nos purificar de todo mal. 

A purificação de uma alma não depende do corpo (homem), mas da graça de Deus, um simples e sincero: Deus, me perdoe" traz purificação.

sábado, 2 de janeiro de 2016

EVANGELHO FÚTIL

O que tenho presenciado em nossas igrejas, é um cristianismo que devido a sua futilidade tem se esforçado por se auto-afirmar baseado em anseios humanos.

Um excesso de campanhas, óleos, lenços um teatro gospel, um reducionismo de Deus.Todas essas coisas são consequências da ausência de um relacionamento autêntico com Deus.

Pastores que se intitulam de Deus, mas mandam para o inferno todos aqueles que vão contra suas vontades. Dizem ser vontade de Deus um estado autoritário que eles criam, um estado que os beneficia.

Evangelho surdo, mudo e cego que não consegue novos adeptos, mas apenas membros que se deslocam de uma igreja pra outra. Membros que devido a futilidade do cristianismo não conseguem desenvolver uma espiritualidade madura, mas que vivem atrás de igrejas e suas campanhas.

Bruno Leocádio 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

INCIANDO UM ANO NOVO

Toda vez que o ano vai chegando ao fim, parece que todos vamos manifestando cansaço maior. Seja porque as festas se multipliquem (são formaturas, casamentos, jantares de empresas), seja porque já nos vamos preparando para as viagens de férias de logo mais.

De uma forma ou de outra, é comum se escutar as pessoas desabafarem dizendo que desejam mesmo que se acabe logo o ano. Quem muito sofreu, deseja que ele se acabe e aguarda dias novos, de menos dores. Quem perdeu amores, deseja que ele se acabe de vez, na ânsia de que os dias que virão consigam trazer esperanças ao coração esfacelado pelas ausências.

Quem está concluindo algum curso e deu o máximo de si, deseja que os meses que se anunciam cheguem logo, para descansar de tanto esforço. E assim vai. Cada um vai pensando no ano que se finda no sentido de deixar algo para trás. Algo que não foi muito bom.

Naturalmente, muitos são os que veem findar os dias do ano com contentamento, pois eles lhes foram propícios. Esses, almejam que os dias futuros reprisem esses valores de alegria, de afeto, de coisas positivas.

Ano velho, Ano Novo. São convenções marcadas pelo calendário humano, em função dos movimentos do planeta em torno do astro rei. Contudo, psicologicamente, também nos remetem, sim, a um estado diferente. Como Deus nada faz, em Sua sabedoria, sem um fim útil, também assim é com a questão do tempo como o convencionamos.

Cada dia é um novo dia. A noite nos fala de repouso. A madrugada nos anuncia oportunidade renovada. Cada ano que finda nos convida a deixarmos para trás tudo de ruim, desagradável que já vivenciamos, permitindo-nos projetar planos para o futuro próximo. Por tudo isso, por esta ensancha que a Divindade nos permite a cada 365 dias, nesta Terra, pense que você pode melhorar a sua vida no ano que se anuncia.

Comece por retirar de sua casa tudo que a atravanca. Libere-se daquelas coisas que você guarda nos armários, na garagem, no fundo do quintal. Coisas que estão ali há muito tempo, que você guarda para usar um dia. Um dia que talvez nunca chegue. Pense há quanto tempo elas estão ali: meses, anos... esperando.

São roupas, calçados, livros, discos antigos, utensílios que você não usa há anos. Libere armários, espaços. Coisas antigas, superadas são muito úteis em museus, para preservação da memória, da evolução da nossa História.

Doe o que possa e a quem seja mais útil. Sinta o espaço vazio, sinta-se mais leve. Depois, pense em quanta coisa inútil você guarda em seu coração, em sua mente.

Mágoas vividas, calúnias recebidas, mentiras que lhe roubaram a paz, traições que lhe deixaram doente, punhais amigos que lhe rasgaram as carnes da alma...Alije tudo de si. Mentalmente, coloque tudo em um grande invólucro e imagine-se jogando nas águas correntes de um rio caudaloso que as levará para além, para o mar do esquecimento.

Deseje para si mesmo um Ano Novo diferente. E comece leve, sem essa carga pesada, que lhe destrói as possibilidades de felicidade. Comece o novo ano olhando para frente, para o Alto. Estabeleça metas de felicidade e conquistas.

Você é filho de Deus e herdeiro do Seu amor, credor de felicidade. Conquiste-a. Abandone as dores desnecessárias, pense no bem. Mentalize as pessoas que são amigas, que o amam, lhe querem bem.

Programe-se para estar mais com elas, a fim de, fortalecido, alcançar objetivos nobres. Comece o ano pensando em como você pode influenciar pessoas, ambientes, com sua ação positiva. Programe-se para vencer. Programe-se para fazer ouvidos moucos aos que o desejam infelicitar e avance.

Programe-se para ser feliz. O dia surge. É Ano Novo. Siga para a luz, certo que com vontade firme, desejo de acertar, Jesus abençoará as suas disposições.
É Ano Novo. Pense novo. Pense grande. Seja feliz.